ROTEIRO DE "TODOS SOMOS POVEIROS " PASSOU POR ARGIVAI
Aires Pereira agradeceu a presença de todos e incentivou ao debate de ideias, “ é para isso que aqui nos encontramos, para ouvir os argivaienses e os problemas que eventualmente vos preocupam”.
Augusto Moreira, atual Presidente da Junta de freguesia de Argivai, tomou a palavra para saudar o movimento Todos Somos Poveiros, aproveitando para expressar a primeira preocupação dos habitantes de Argivai neste momento, a questão da agregação de freguesias, decorrente da recente Lei da Reforma Administrativa. Com as próximas eleições autárquicas, Argivai passará a ter uma gestão integrada com Beiriz e Póvoa de Varzim. Este núcleo de freguesias terá um executivo único e, do seu ponto de vista, poderá prejudicar a vida de Argivai. “Será que os velhinhos daqui vão continuar a ter o apoio de proximidade? Será que os habitantes vão poder continuar a levantar e a fazer os seus registos aqui, no nosso balcão local? O que será dos funcionários atuais? O serviço de correio, continuará a ser feito porta à porta? E as ruas, as pequenas obras, as associações as iniciativas locais, quem os apoiará?
Aires Pereira percebeu bem a preocupação, legítima, dos argivaienses, mas esclareceu que tudo ficará na mesma, mantendo-se o serviço de proximidade, de apoio direto às populações e a resolução das pequenas obras, como até aqui. A grande diferença será ao nível da gestão política e financeira que passará a ser representada apenas por um executivo que “deverá ser composto por elementos provenientes das freguesias da agregação, para que se continue a manter a mesma relação de proximidade e conhecimento dos problemas das localidades, por isso, Argivai será sempre Argivai”. E continuou, “há também neste processo oportunidades que devemos salientar, por exemplo, a população de Argivai, Beiriz e Póvoa de Varzim passa a beneficiar não apenas de um balcão de atendimento, mas de vários, conforme esteja numa destas freguesias, e vice-versa. Haverá uma maior economia de escala, haverá um maior orçamento, que poderá ser gerido com maior estratégia e benefício de todos. O que é necessário é que os candidatos se empenhem neste processo de grande responsabilidade social, adaptando-se e tirando partido da nova realidade política e administrativa do país” diria Aires Pereira para esclarecimento e tranquilidade de todos os presentes.
Registámos, neste processo de auscultação do concelho, em Argivai, outras participações, como a de Luís Gamito, que saudou o modelo de campanha, de grande descontração e proximidade com as pessoas, facilitando a expressão de todos, ao mesmo tempo que esperava que o novo processo de agregação trouxesse vantagem à localidade, nomeadamente na resolução de problemas tão importantes como a criação de um polo da Biblioteca Municipal, que não foi possível anteriormente, dada as posições estremadas que conduziram as pessoas a lado nenhum.
E adiante, houve tempo ainda para falar da realidade associativa, concretamente da União Desportiva de Argivai, que precisa de manter os apoios para continuar o seu plano de desenvolvimento desportivo e social; da realidade urbanística e da necessidade de providenciar arranjos para peões e trânsito na estrada nacional, com a construção de passeios e melhorias no pavimento; de pensar a envolvente à igreja e capela, devolvendo maior dignidade e representatividade à freguesia; da construção, se possível, de uma avenida, que facilite o acesso à igreja e do apoio ao transporte escolar.
A tudo isto, Aires Pereira referiu que “estamos aqui para responder com responsabilidade. Considero que todas as pretensões são legítimas, e tudo farei no sentido de ir ao encontro das mesmas, mas é preciso considerar o tempo que vivemos. Há uma coisa que farei, construir um projeto que anule o desencontro entre partes nesta freguesia e que tanto prejudicou o seu desenvolvimento, construir uma ‘coligação’ positiva entre todos os representantes de Argivai, Beiriz e Póvoa de Varzim, com benefício de todos e da Póvoa de Varzim, que é o nosso fim último, porque Todos Somos POVEIROS”. in todossomospoveiros.pt