1058º Aniversário da freguesia Argivai
Tal como prometido em campanha pelo PSD Argivai, a nossa freguesia passou a festejar os seus aniversários no 26 de Março.
Depois desta 1ª inicativa no ano passado, este ano comemoramos o 1058º aniversário com diversas iniciativas.
Na sexta-feira, um espectáculo apresentado durante a tarde, pelos alunos da Escola EB1 da Pedreira, no Largo do Padrão. À noite, a sala da Assembleia foi pequena para acolher tanta gente, onde José Flores e Deolinda Carneiro, arqueólogo municipal e directora do Museu Municipal da Póvoa de Varzim, na conferência “Argivai – Terra Milenar”, abordaram os aspectos arqueológicos e históricos da freguesia, bem como o seu património imaterial, nomeadamente as festas religiosas.
Afonso Oliveira, relembrou dos seus tempos de juventude na freguesia e valorizou-a do ponto de vista estratégico. Aurelino Costa, desafiado pelo Presidente A.Moreira, a todos presenteou com a sua poesia. Augusto Moreira, explicou que o documento mais antigo onde já é referida a Villa Argevadi é do ano 953, “o que não significa que a freguesia não existisse mesmo antes desse ano”; falou ainda dos novos desafios e da sua disponibilidade para continuar a dar o melhor pela freguesia.
A “Exposição de Peças Antigas em Cerâmica” foi também inaugurada na noite de sexta-feira. Fruto de uma doação à freguesia, de um munícipe que pretende ficar no anonimato, mais de 60 peças de faiança fazem parte da mostra – que estará patente durante todo o mês de Abril, na Junta de Freguesia.
Também uma Feira das Associações de Argivai fez parte do programa de comemorações. O presidente referiu que a população participou em todas as iniciativas com “imensa satisfação e orgulho na sua terra”.